A minha Lista de blogues

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cuidados das Orquideas

As Phaphipediuns, (Sapatinhos) não requerem muita luz. Gosta de humidade no ar e nao de substrato regue só quando o vaso se encontrar leve. São separados no final do Inverno, quando os turfos tiverem pelo menos três rebentos, mas sem Sol directo.

As Phalaenópsis, chamadas orquideas de apartamento, são plantas sempre activas devem ser cultivadas perto de uma janela à temperatura minima de 12ºC florecem quase todo o ano, ter especial atenção à rega, no Inverno regar sempre com água morna para nao danificar as raízes. Depois de cairem as flores cortar o caule pelo segundo Nodulo, pois voltará a rebentar e a dar novamente belas flores.
Atenção nunca molhar as folhas nem os rebentos destas Orquideas, deverá mudar o vaso de 2 em 2 anos.

As Oncidiuns florescem durante todo o ano, pendente da variedade, gostam de muita luz e bastante humidade, deve-se evitar a água nas folhas e nos rebentos novos e devem de tar em citios com as temperaturas de 12 a 28ºC. São facilmente cultivadas agarradas a um tronco de uma árvore, a uma cortiça.etc. Basta juntar-lhe um pouco de musgo junto das raízes e burrifá-las com água, devem ser transplantadas na Primavera de 2 em 2 anos. Sempre dois bolbos e um rebento novo, 2 anos é o tempo de duração do substrato.

Dendrobiuns, Mobile, Hibrido e Demphal requerem pouca luz os ou seja luz média bastante humidade quando em crescimento e pouca água depois de criar o Caule que é parecido com um bambu, quando esta em crescimento apresenta raizes brancas e as folhas verde alface transplantar na Primavera temperatura minima 8ºC, mas para florescer necessitam de frio.

Cimbidiuns são orquideas de extrior terrestres para dar flor necessitam de muito frio, são transplantadas, mas depois de dar flor para vasos pequenos.

Odontoglossuns,dão flor na Primavera gostam de luz média, devem de ser transplantadas no Outono, para o transplante devem ficar dois bolbos e um rebento novo. Temperaturas 12 a 24ºC.

As Catleyas e Laelias necessitam de mais cuidados com as temperaturas pois não devem de ser temperaturas inferiores a 16º e maximas de 30º. Estas Orquideas não gostam de frio, o transplante deve ser feito no final do Iverno.

As Maldevallias sao Orquideas mini.
Nota:Este tipo de Orquidea da-se acima dos 400m de altitude por esse motivo gostam de frio, e pouco mais sei sobre esta flor.

-Nunca se esqueça que a água mata mais depressa a orquidea do que a sede, pois elas mantêm reservas de Nutrientes, e adubo a mais é um veneno.

Para aumentar a humidade do ar deve juntar as orquideas, Begonias, Nepentes, Coleus ,etc. Pois são plantas que gostam muito de água, por isso, devem ter sempre água nos pratos, assim fornecem a humidade necessária as orquideas.

3 comentários:

Anusca disse...

Gostei muito so seu cantinho. Também sou uma apaixonada plas orquideas. Comprei uma phalaenopsis em fevereiro de 2008, após cair as flores fiz o corte acima do 3 nó, mas desde ai nao nasceram mais flores.
também reparei que as folhas apresentavam umas borbulhinhas brancas, quando fui limpar a folha partiu-se.
estou com medo que ela morra. Será que me poderá dar alguma ajuda? devo-a transplantar?

cumprimentos dos Açores
Anusca

Ana Klein disse...

Olá tenho orquideas há uns três anos e já fiz parte de uma associação de orquidófilos.Gostei muito de suas informações embora algumas contradizem o que aprendi pesquisando,vivenciando e com a associação.
Me mudei recentemente para uma região mais fria do que a que vivia e estou preocupada com minhas plantas.Elas já sofrem bastante com o transporte e agora o frio intenso ao qual elas não estão acostumadas.Será que teria uma lista de orquídeas que suportam ou gostam mais do frio?Meu contato:anafeltez@hotmail.com
Obrigada,abraços!

as 1001 artes do mar disse...

Olá Sr. Almeida
Gosto muito de orquideas, já tenho visto alguns exemplares seus quando o sr. manda fotos para a minha irmã, a Estanislava. Acho-as lindas, tenho algumas mas são as mais comuns, algumas miniaturas tbm. Não me atrevo a comprar uma planta cara e não saber como cuidá-la. Por enquanto só fico a admirar.
òtima semana.
Wadislava